Implementar o processo de Sales and Operations Planning (S&OP) é o primeiro passo

Quais frentes atacar para que o processo

de S&OP alcance um Planejamento Integrado?

Atualmente um dos grandes desafios nas organizações é garantir que a execução do seu plano de negócio seja eficiente e lucrativa.

Empresas líderes vem conseguindo isto com planejamento integrado

     entre VENDAS  OPERAÇÕES,

o S&OP

Desafios do S&OP no Supply Chain

O nível de maturidade do processo de S&OP reflete diretamente nos resultados do negócio

Clique no botão "+" em cada estágio abaixo para obter mais informações

Clique novamente no botão "+" para fechar

Por quê evoluir o processo de S&OP?

Existe uma relação direta relação entre a Maturidade do S&OP e Lucratividade. Maturidade aqui garante maior assertividade no planejamento, reduz erros de previsão e evita dimensionamento de capacidades operacionais insuficiente ou excessivo. Como consequência, custos com estoques e com operações emergenciais não planejadas são evitados.

Como avançar para o estágio seguinte?

O primeiro passo é entender qual a maturidade atual do S&OP da organização. Após o diagnóstico é necessário agir, estruturar e implementar o processo conforme as melhores práticas existentes no mercado (existem diversas abordagens), e outro elemento bem importante é conseguir o patrocínio da alta administração.

"Possuímos o processo de S&OP estruturado, mas não conseguimos executa-lo com efetividade, nem garantir a participação de todos"

Essa situação é muito comum e envolve uma grande variedade de causas, que vão desde a atribuição de responsabilidades das pessoas envolvidas, falta de patrocínio da alta administração (o famoso "top-down") até a inexistência de tecnologia para suportar gerenciamento da execução do "workflow" do processo, bem como capacidade para processar e cruzar grande volumetria e obter informações importantes através de alguns indicadores. Além dos  pontos citados acima, existem diversos outros motivos para o insucesso dessa iniciativa.

A pode tecnologia (e muito) a efetivar o S&OP

Até agora falamos basicamente de processos, pessoas e tecnologias, uma tríade já bem conhecida no mundo corporativo.

Cada vez mais as ​organizações criar áreas específicas e designam a responsabilidade de gerenciar o processo de S&OP, muitas vezes para equipes com poucas pessoas (isto é, quando não é apenas uma pessoas que "cuida" disso em toda companhia). Em último (e não aconselhável) caso, uma pessoa divide suas atividades regulares com a responsabilidade de "tocar" a área de S&OP.

Revisar processos, capacitar e engajar pessoas, e integrar tecnologia parecem seguir a "cartilha" tradicional em um processo de mudança. O que muitos não sabem, é que existem tecnologias líderes de mercado focadas no Gerenciamento do processo S&OP, onde não se limitam apenas em ser meros "panéis de indicadores", elas também trazem consigo templates e workflows com as melhores práticas de negócio da atualidade, por isso estabelecem um novo padrão quando implementadas, forçando todos os envolvidos a seguir aquele caminho. Assim a tecnologia ajuda a promover a mudança.

O S&OP precisa acompanhar o "Evolucionismo Competitivo do Mercado"

O volumes de vendas crescem, o mix de produtos aumenta, novas fábricas, linhas, rotas transportes, regiões de venda e a malha operacional vai ficando cada vez mais complexa. Enquanto isso a equipe de S&OP se mantem enxuta, nada diferente do que ocorre em qualquer outra área, afinal é preciso "fazer mais com menos".

Mas como em qualquer outro processo, precisamos acompanhar e aplicar as melhores práticas do mercado, afinal quem não se adapta é "extinto". Portanto empregar tecnologias para automatizar e otimizar processos é uma realidade constante, inclusive no processo de S&OP.

Nós da Axsis buscamos ajudar as organizações neste processo de disrupção, através da implementações de tecnologias que líderes de mercado, que ajudem a suportar a mudança de patamar no planejamento que as organização precisam para ser competitivas

conheça as soluções estão ajudando 

empresas inteligentes a mudar:

Demand

Forecast

Supply

Planning

Advanced

Scheduling

IBP and

S&OP

Office: +55 (11) 4152-8402

contato@axsis.com.br

Brasil - São Paulo

Av Paulista, 1765 - 7o andar cj.72
Sao Paulo, SP, Brazil - 01311-200

EUA - Flórida

6787 Portside Dr
Boca Raton, FL - 33496-3018

EUR - Portugal 

Alameda Águas Claras, 8  – cj.4

Sintra,  Portugal - 2710-694

  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon

© 2018 por axsis.com.br